A TIMIDEZ PODE SER SUPERADA



A timidez ou acanhamento pode ser definida como “o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros” (ZIMBARDO, PHILIP. UNIVERSIDADE DE STANFORD)

Existem dois tipos de timidez que geralmente afetam a qualidade de vida dos indivíduos e que podem ser controlados com técnicas de coaching. Segundo Zimbardo, são elas:

· Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é
localizado (por exemplo: a pessoa interage bem com a autoridade e pessoas do sexo oposto, mas sente
vergonha de falar em público);

· Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social. A pessoa não
consegue fazer amigos e falar com estranhos, intimida-se diante da autoridade, tem medo de falar em
público etc.

Em ambos os casos, o coaching pode ser uma excelente ferramenta para apoiar o cliente que busca controlar a timidez para uma melhor performance em seu espaço social. As Técnicas de Instalação de Âncoras são as mais indicadas para simular situações reais, pois levam o cliente a desenvolver neuroassociações que, uma vez “instaladas” na mente, são conscientemente ativadas na hora em que a pessoa precisa performar em público, por exemplo: reuniões, apresentações de trabalhos e projetos.

Muitas vezes, entrar em contato com a causa do problema não é suficiente para superá-lo. É preciso treinar o cérebro para novas associações e conexões. Coaching funciona muito bem para as pessoas que se sentem preparadas para um treinamento de superação da timidez e que querem de fato melhorar sua performance.

Dependendo do caso, em poucas sessões é possível se sentir preparado(a) para enfrentar os desafios. As técnicas, modeladas caso a caso, auxiliam também a aumentar a autoestima proporcionando auto-confiança e bem-estar, resultando numa melhor qualidade de vida e possibilitando a ampliação dos horizontes, na medida que, ao destravar, a pessoa se permite aceitar novos desafios pessoais e profissionais.



As ferramentas aprendidas durante o processo serão assimiladas de forma que o cliente possa acessá-las quando quiser, assegurando assim, a continuidade de sua performance. 

Patrícia Munick. Coach de Vida & Carreira.

1 comentários :

muito interessante!

Anônimo
29 de março de 2014 às 08:28 comment-delete